O projeto "Mordida na Web" tinha, por principal objetivo, ser um trabalho paralelo aos conteúdos da disciplina de Ciências. Por meio da leitura de textos, discussões em sala de aula e pesquisas, ampliar o campo de visão dos alunos, para que eles pudessem, de maneira mais concreta, compreender a relação entre saúde, alimentação e longevidade.
Como primeira atividade, houve a proposta da elaboração de vídeos, nos quais os alunos tinham, como desafio, que cozinhar alguma coisa saudável e comentar os principais nutrientes dos ingredientes utilizados nas receitas, por eles escolhidas. Esses vídeos estão disponíveis aqui no blog.
Jogos de Computador
Numa proposta mais ousada, surgiu a ideia de que os alunos elaborassem jogos de computador. Proposta ousada porque os programas que disponibilizam essa possibilidade lidam com uma linguagem de programação que foge do conhecimento padrão de quem mexe com computador no dia a dia. Sem esquecer de citar que eu, professora do projeto, precisaria aprender também, visto que não poderia pedir algo para meus alunos que eu mesma não conseguisse lidar.
Mas, depois de muita pesquisa e horas gastas aprendendo sobre o programa (o Scratch foi o escolhido), começamos a dispor algumas aulas para que os alunos se dedicassem a essa atividade.
A ideia era que eles teriam de criar um jogo para ser jogado por crianças até 8 anos. Basicamente uma coisa simples (pois é mais difícil do que parece), mas que essa criança, ao jogar, pudesse aprender alguma coisa sobre boa alimentação.
Como esperado, alguns grupos se sobressaíram em qualidade x tempo. Posso afirmar que todo o processo foi muito bem aproveitado e que o resultado foi melhor do que o esperado. Não posso deixar de dizer que, para realizar a programação do jogo, além de conceitos da disciplina de Ciências, os alunos precisaram recorrer a muitos conceitos de Matemática, necessários para que os objetos do jogo pudessem realizar os movimentos certos como girar, andar e virar, etc, pois são movimentos calculados em ângulos.
Abaixo, disponibilizo o link de alguns dos jogos. Para se jogar usa-se, basicamente, as setas e letras do teclado. Não são complexos, mas são o resultado de muita concentração, pesquisa e aprendizado por parte dos alunos do projeto.
Estou orgulhosa do trabalho deles. Valeu a pena o esforço e a aposta de que tudo daria certo, apesar de todas as dificuldades do percurso.
gostei muitu bom
ResponderExcluir