Obesidade Mórbida - Quando o excesso de peso passa da conta

A maioria das pessoas já teve fases na vida nas quais se sentiu um pouco acima do peso. A maioria das pessoas, com certa consciência sobre esse assunto, já resolveu este problema até que de formas simples. Exercícios físicos, equilíbrio na alimentação e um pouco de boa vontade, geralmente, resolve a questão.

Porém, há pessoas que, por diversos motivos, se veem numa situação na qual o excesso de gordura corporal ultrapassa limites aceitáveis para que se possa ter uma vida normal, privando o indivíduo de suas ações rotineiras como  locomover-se, realizar atividades de trabalho, realizar uma viagem ou praticar atividade sexual, por exemplo.

 A esse estado denominamos "obesidade mórbida".



O QUE VEM A SER?

Conceitualmente, um obeso mórbido é aquele cuja quantidade de gordura corporal ultrapassa de 40 pontos o seu índice de massa corporal (IMC), que é nada mais do que a medida da quantidade de matéria da qual o corpo de uma pessoa é composto. Esse número é obtido dividindo-se o peso pela altura ao quadrado do indivíduo. 

Ninguém pode viver com um corpo que tenha 0% de gordura. A gordura tem sua importância na manutenção da saúde de um indivíduo, como o equilíbrio da temperatura e na composição de alguns hormônios. O problema é quando a quantidade de gordura ultrapassa os limites do saudável e do necessário, levando ao desenvolvimento de doenças crônicas e graves como hipertensão, diabetes, excesso de colesterol no sangue (hipercolesterolemia),problemas nas articulações, apneia do sono, problemas de infertilidade nas mulheres, impotência nos homens, trombose venosa e depressão.

Além de estarem sujeitos a todas essas complicações, os obesos e obesos mórbidos passam por constrangimentos sociais e de convivência como discriminação, dificuldades em encontrar roupas de tamanhos apropriados, dificuldades em passar por roletas de transportes coletivos e em encontrar poltronas em aviões, bullying, impossibilidade em amarrar os cadarços dos próprios sapatos e em realizar a própria higiene pessoal.

O ápice acontece quando a pessoa fica restrita a sua casa e ao seu quarto, sem sair, sem andar, com uma aparência deformada e dependendo totalmente de outros para comer, tomar banho e realizar suas necessidades fisiológicas.




COMO TRATAR?

Tratar um obeso mórbido é uma ação que envolve uma equipe multidisciplinar, composta por médicos e outros profissionais como psiquiatras e fisioterapeutas. 

Há necessidade de cuidar do corpo e mente do doente. Prepará-lo para a grande transformação que acontecerá com seu corpo que envolve, além da perda da gordura (que às vezes chega a mais de 50 kg, só de gordura) uma mudança radical na própria aparência e no modo como a pessoa vai se relacionar com essa nova imagem.

O tratamento da obesidade mórbida é feito por processo cirúrgico.

Geralmente, as cirurgias têm por objetivo reduzir o tamanho do estômago e, em alguns casos, de estômago e intestino, de modo que o paciente passe a ingerir quantidades extremamente reduzidas de comida e líquidos. 

O período pós operatório é bastante delicado e longo. O paciente necessita de acompanhamento médico e psicológico.

Na maioria dos casos ocorre uma perda de peso muito acentuada nos primeiros meses. Com o passar do tempo, algumas cirurgias plásticas reconstrutoras se fazem necessárias, para retirar os grandes excessos de pele flácida que, antes, abrigavam os depósitos de gordura.




VIDA NOVA

Há tempos o ser humano não vem tendo uma boa relação com a comida. Excessos alimentares aliados ao sedentarismo vêm formando uma legião de obesos e, também, obesos mórbidos. 

Sabemos que a obesidade também pode ser causada por fatores genéticos, porém, o desenvolvimento de uma consciência dos bons hábitos saudáveis envolve questões culturais e de educação. Principalmente de uma educação alimentar.

A obesidade já é considerada um problema crônico de saúde. 

Cuidar da alimentação é cuidar da saúde. Na teoria, todos sabemos disso. Na prática, deixamos a desejar.

Falamos tanto em felicidade... Mas, se quisermos realmente viver uma vida feliz, temos de ter a sensibilidade de cuidar bem da principal ferramenta que pode nos ajudar a proporcionar essa tal almejada felicidade: o nosso próprio corpo.



 

 

 

  



 

Quatro segredos para fazer as unhas com segurança - Voluntariando-C

Estabelecendo uma parceria com o projeto Voluntariando-C, o pessoal do Mordida na Web vem divulgar uma série de postagens que esclarecem sobre a temática das Hepatites e suas prevenções.

O Projeto Voluntariando-C foi criado em 2011 e, desde então, se preocupa em divulgar informações simples para a prevenção das Hepatites, principalmente a Hepatite-C, utilizando os conceitos aprendidos na disciplina de Ciências do 8º ano. Essas divulgações acontecem, principalmente, via mídias sociais.

As alunas Bianca, Laís, Isabela, Julia, Nathalia, Luíza e Renata, do 8ºB, são autoras do texto abaixo. Vale muito a leitura.


4 segredos para fazer as unhas com segurança:


1.    Alicate, o grande vilão dos salões:

Para clientes: procure levar seu próprio alicate, pois muitas vezes os do salão não são corretamente esterilizados e por isso nem todos os vírus morrem.

Para manicures: para prevenir a hepatite utilize luvas durante o processo e, para impedir que suas clientes contraiam a doença, esterilize corretamente os materiais.

2.    Palito de madeira e lixa, vida única: 

Para clientes e manicures: após o uso do palito de madeira, jogue-os fora pois o material é poroso e não pode ser esterilizado, e o mesmo vale paras as lixas. Procure utilizar materiais descartáveis.

3.    Bacia de plástico, água e sabão resolvem tudo:

Para manicures: vestígios de pele podem grudar no material e provocar contaminação, por isso lave-o corretamente.

Para clientes: confirme se a bacia é lavada do jeito certo (com água e sabão) e, durante seu uso, ela deve ser revestida com um plástico descartável.

4.    Esmalte, compartilhamento de peles:

Para manicures: o pincel pode levar a pele de uma cliente para as mãos de outra.

Para clientes: já que não é possível higienizar um vidrinho de esmalte, é melhor você levar o seu próprio.






 

Educación alimentaria

Una buena nutrición y una dieta balanceada ayudan a que los niños crezcan saludables. No importa si su hijo es un niño pequeño o un adolescente, usted puede tomar las medidas necesarias para mejorar su nutrición y formar buenos hábitos alimenticios. Las cinco mejores estrategias son éstas:

     - Establecer un horario regular para las comidas en familia.
   - Servir una variedad de alimentos y refrigerios saludables.
   - Darle un buen ejemplo, seguiendo una dieta nutritiva.
   - Evitar las peleas por la comida.
   - Involucrar a los niños en el proceso.

Sin embargo, no es fácil tomar estas medidas. Nuestros dias están colmados de responsabilidades, y las comidas de preparación rápida están siempre a mano

A continuación, algunas sugerencias para incorporar las cinco estrategias a su rotina:

Comidas en familia

Comer en familia es una costumbre agradable tanto para los padres como para los hijos. A los niños les agrada la previsibilidad de las comidas en familia, y los padres tienen la oportunidad de ponerse al día con sus hijos. Los niños que participan en comidas en familia con regularidad presentan estas características.

- es más probable que coman frutas, vegetales y cereales.
- es menos probable que coman refrigerios poco saludables.
- es menos probable que fume o beban alcohol.

Por otra parte, las comidas en familia ofrecen la oportunidad de presentarle al niño nuevos alimentos y de que usted dé el ejemplo llevando una dieta saludable.

Adolescentes

Es posible que los adolescentes no se entusiasmen com la perspectiva de comer en familia, esto no es sorprendente porque están tratando de establecer su independencia. Sin embargo, algunos estudios han demonstrados que los adolescentes, todavía, desean los consejos y la opinión de sus padres, por lo cual la hora de la comida en familia debe usarse como una oportunidad para reconectarse. También puede probar con estas estrategias:

- permita que el adolescente invite a un amigo a comer.
- involucre al adolescente en la planificación de la comida y la preparación de los alimentos.
- Haga que la hora de la comida sea un momento agradable y donde uno se sienta a gusto, sin discusiones o sermones.

Pesquisa: Monica Midori Ishida - 8º B
Colégio Santa Amália - unidade Saúde





   

Alimentos

Una dieta saludable es un gran aliado para vivir más y mejor. Los que tienen problemas de salud no pueden olvidarse en caprichar en las opciones de comida.

Actualmente, el consumo de alimentos naturales esta cayendo y el consumo de alimentos procesados sólo está creciendo. Pero la materia prima para que nuestro cuerpo funcione correctamente son los nutrientes que lamentablemente están siendo olvidados en la dieta moderna. No hay nada como una cantidad adecuada de frutas y verduras para ayudar a su cuerpo a excretar lo que no sirv.

Pero, las minorías están sobre la mesa de la población, lo que aumenta el riesgo de contraer enfermedades. 

Tenga una dieta saludable siguiendo la pirámide de los alimentos, ya que además de controlar el peso, vamos a estar bien alimentados.

Pesquisa: Flávia, Laís, Nathália e Renata - 8ºB
Colégio Santa Amália - unidade Saúde

 

La gelatina

La gelatina es sólo una versión de una proteína estructural llamada colágeno, que se encuentra en muchos animales, incluyendo los seres humanos.

A medida que envejece, su cuerpo produce menos colágeno y las fibras de colágeno individuales se vuelven reticuladas entre sí.

La gelatina que se come proviene del colágeno de los huesos, pezuñas y los tejidos conectivos de vacas o cerdos. Para hacer la gelatina, los fabricantes de estos muelen varias partes y les dan un pre-tratamiento con un ácido fuerte o una base fuerte para romper las estructuras celulares y las proteínas de liberación tales como el colágeno.

La gelatina se extrae fácilmente debido a que forma una capa en la superfície de la mezcla en ebullición.

Debido a que es muy versátil, la gelatina es un ingrediente común, se puede utilizar como un agente para el endurecimiento, como un ingrediente para espesar la comida. Lo encontrarás en diferentes tipos de comida, desde el yogur a la goma de mascar.

Pesquisa: Thallya - 8ºB

Colégio Santa Amália - unidade Saúde
São Paulo


Suplementos

Los suplementos nutricionales son productos com formulaciones que no son medicamentos. Son naturales en algunos casos, y en otros son meramente alimenticios que apoyan y complementan la nutrición que debemos llevar.

La principal ventaja que ofrecen es que al no ser medicamentos, no tienen efectos secundarios graves, puesto que son micronutrientes que se encuentran en alimentos y plantas naturales.


Porque tomarlos?

Los suplementos nutricionales ofrecen otra gran ventaja: son prácticos. La idea de tras de ellos es una dieta rica en nutrientes, un estilo de vida saludable y ejercicio como una rutina. Los suplementos adicionan valores que a veces olvidamos incluir en la ingesta nutrimental cotidiana, o que por las concentraciones que requiere el cuerpo, es mas practico tomar un concentrado en comprimidos, tabletas o bien licuados para preparación. 


Las vitaminas y minerales como suplemento nutricional

Las vitaminas e minerales se encuentram en todos los alimentos sanos. Puesto que no los consumimos normalmente, o bien, no en las cantidades recomendadas, los especialistas sugieren el uso de suplementos nutricionales como vitamínicos o multivitamínicos que contienen una amplia gama de vitaminas y minerales para poder así garantizar los niveles óptimos de nutrientes diarios para nuestros corpos.
Siempre hay que tener cuidado de productos que garantizan o prometen resultados exagerados o milagrosos, puesto que el cuidado de nuestra salud y nuestro cuerpo requiere esfuerzo, dedicación y en muchas ocasiones disciplina y auto-control.

Disfruta tu vida sanamente, cuidate, es tu cuerpo!


Pesquisa: Vinícius Satoru - 8º B
Colégio Santa Amália - unidade Saúde


  



Você tem fome de quê? Comidas estranhas ao redor do mundo

Nenhum ser vivo vive sem alimento, isso todo mundo sabe. Nós, seres humanos, ao longo da nossa evolução e adaptação à vida no planeta, desenvolvemos um modo bastante peculiar de nos alimentarmos, primeiro como caçadores e, depois, dominando a agricultura, o manejo e cultivo dos alimentos. Nos tornamos onívoros, ou seja, gostamos de comer de tudo.
Porém, esse "de tudo" pode parecer um tanto estranho e nojento para a maioria de nós, que tem hábitos alimentares, digamos, "normais".
Você seria capaz de comer qualquer coisa? 

Espetinho de quê?
Queremos deixar claro que, neste post, não vamos discutir a cultura de cada lugar. Cultura é cultura e deve ser respeitada. Nosso objetivo é apenas demonstrar a variedade de gostos e alimentos que existe em países diversos e que, para nós, podem parecer um pouco estranhos.

A China é um país conhecido por utilizar ingredientes bastante bizarros em sua culinária. Porém, ao redor do mundo, não é o único país que gosta de cozinhar insetos, larvas e ovos com embriões bem desenvolvidos para comer.

Espetos de Artrópodes: Podemos, para ilustrar o que será descrito, usar o termo Artrópode, que designa o Filo dos insetos e aracnídeos pois, na China, na famosa feira rua Wangfujing Dajie (em Pequim-Beijing), podem ser encontrados espetos de insetos diversos como gafanhotos, além de escorpiões, larvas e camarões. Já se diz que os chineses têm diminuído bastante o consumo desse tipo de alimento que, para nós brasileiros, é muito diferente.

Outras coisas estranhas

Fugu: Fugu é um sashimi (peixe cru cortado em fatias, para quem não sabe), de um tipo de baiacu que produz, em suas vísceras, um veneno potente e letal (tetrodotoxina), que é resistente ao cozimento e que mata em 24 horas, no caso de ser ingerido. Observação importante: não existe antídoto.



Essa iguaria é comida no Japão e os sushimen recebem um treinamento bastante rigoroso para poder receber a autorização de fazer esse prato. Detalhe... o curso dura 3 anos e apenas 30% dos inscritos são aprovados. 

Comer um fugu é um risco que deve ser bem avaliado.

Camarões bêbados: existe, na China, um hábito de se comer animais vivos, entre eles, camarões. Porém, os bichinhos costumam reagir quando se tenta capturá-los. 

A estratégia pensada para evitar a "briga" com o camarão foi de deixá-los de molho em bebida alcoólica. Assim, o bichinho fica entorpecido e muito mais fácil de ser comido.

Balut: Balut é o nome dado, nas Filipinas, para a ingestão de uma iguaria muito comum que é ovo de pata.

Porém, não é apenas um simples ovo de pata. É um ovo de pata com um embrião bem formado dentro (digamos, um patinho), que é cozido e comido na casca, tipo um ovo quente, desses que muita gente costuma comer no café da manhã.

É vendido na rua e uma iguaria bastante tradicional. 



Sannakji: Essa palavra estranha se refere a um prato coreano que, primariamente, parece bem simples. É comer polvo. A única diferença é que eles comem o polvo vivo.

Esse hábito pode ser classificado quase como um esporte radical, já que existem relatos de pessoas que morreram asfixiadas ao comer a iguaria, pois os tentáculos do polvo possuem ventosas que grudam na garganta dos glutões, impedindo a respiração. 

A questão é que o povo que gosta de comer isso jura que o maior barato é, justamente, sentir os tentáculos do polvo mexendo goela abaixo. Mesmo sabendo que, para não correr o risco de morrer asfixiado, a "dica" é mastigar exaustivamente os pedaços. Mas, tem gente que insiste em engolir os tentáculos inteiros. Vai entender...

Vinho de Pênis de Veado: Mais uma da China, citaremos essa bebida apenas por curiosidade. É um licor que, dizem, tem um sabor maravilhoso. A questão é que, dentro do recipiente, eles deixam flutuando um imenso pênis de veado. Há relatos de que a bebida é afrodisíaca (com um pênis dentro, essa dedução é bastante óbvia). Porém, foi proibida durante as olimpíadas de Pequim porque poderia conter substâncias detectáveis no exame antidoping.

Aqui no Brasil, com toda certeza, viraria piada pronta.



Carne de cavalo e salame de carne de burro: Navegar nos canais de Veneza, na Itália, deve ser o sonho de consumo de muita gente por aí. Mas, ao pensar em alguma coisa para comer, se a opção for por um suculento bife, pergunte de qual animal ele é.

É muito comum, em Veneza, comer carne de cavalo. Bastante rica em ferro, pode ser encontrada nos charmosos bares da região. Os gondoleiros costumam levar os turistas para experimentar a tal carne. Além da famosa carne de cavalo, há também o salame de carne de burro. 

Para quem quer se aventurar pela culinária alternativa, fica a dica.

Comida e o futuro da humanidade

Tudo isso que foi descrito acima é apenas uma pequena mostra de quanto podem ser estranhos, para nós brasileiros, os hábitos alimentares distribuídos pelo mundo afora. 

Porém, já existe uma discussão bastante séria sobre o futuro da humanidade com relação a produção de alimentos. 

Sabemos que há muita fome no mundo e que, num futuro próximo, a produção de alimentos crescerá de modo inversamente proporcional ao aumento de pessoas.  




Talvez as larvas e insetos, ricos em proteínas e muito mais fáceis de serem produzidos em larga escala, já que se reproduzem muito rápido, possam ser parte da alimentação de todos nós. Isso porque se sabe que a pecuária é uma prática cara e que consome muito dos recursos naturais disponíveis e cada vez mais escassos.

Você ficou sem fome? Ou sentiu vontade de comer um belo prato do bom e velho arroz com feijão... e só....

Bom apetite!!

 



  

Receitinhas para aliviar os sintomas da TPM

Que o período de TPM é chato, isso todo mundo que passa sabe...
Então, o pessoal do "Mordida na Web" convidou o chef Victor Ortega para nos ensinar umas receitinhas gostosas, fáceis e repletas de ingredientes com os nutrientes que ajudam a amenizar esses sintomas!

Ele elaborou um menu completo para uma refeição! Mas, se você quiser, claro, dá pra escolher uma ou outra para fazer, brincar, ou até mesmo reinventar a proposta!

Antes de cada receita, há uma explicação sobre a escolha dos ingredientes.

Cozinhe, curta e, principalmente, sinta-se mais feliz nesse período.

Entrada Fria: Saladinha de grão de bico – 




O chef escolheu esta receita pois leva grão de bico e uma porção de vegetais coloridos, ricos em nutrientes e vitaminas que ajudam a diminuir as cólicas.


Salada fresca de grão de bico


Ingredientes


2 xícaras de grão de bico cozido al dente drenado

1 pimentão verde pequeno cortado em cubos pequenos

1 pimentão amarelo cortado em cubos pequenos

1 tomate maduro (sem sementes) cortado em cubos pequenos

1 xícara de salsão picado em cubos pequenos (somente o talo)

½ xícara de salsinha picada finamente

Suco de 1 limão

Azeite e sal a gosto





Preparo


Em um recipiente misture o grão de bico com pimentões, tomate, salsão e a salsinha. Em outro recipiente, misture o suco de limão, o sal e adicione azeite em fio, mexendo energicamente (utilize um garfo ou um fouet) até que se forme uma mistura homogênea. Utilize esta mistura para temperar sua salada.


Entrada Quente: Creme de lentilha com abacaxi grelhado – 

O chef escolheu esta receita pois leva lentilha e abacaxi que, além de ser super saudável, a combinação de sabores é surpreendente. Além de também conter nutrientes que aliviam os desconfortos das cólicas do período pré menstrual.


Creme de ervilha com abacaxi


Ingredientes


300g de ervilhas secas

1 cebola grande picada

2 dentes de alho picados

1 cenoura média cortada em rodelas

Caldo de vegetais (opcional)

½ abacaxi verde

Sal e pimenta do reino a gosto
 

Preparo


Em uma panela de pressão, refogue a cebola, o alho e a cenoura. Deixe tomar um pouco de cor. Adicione as ervilhas secas e cubra com água ou caldo de vegetais. Deixe cozinhar até que as ervilhas fiquem macias (verifique a recomendação de tempo de cozimento na embalagem do produto). Enquanto cozinham as ervilhas, corte o abacaxi em cubos médios e, em uma frigideira bem quente, doure lado a lado cada cubo. Reserve. Quando as ervilhas estiverem cozidas, bata tudo no liquidificador, exceto o abacaxi. Cuide para que não fique muito ralo, se precisar drene um pouco do liquido da cozimento antes de bater. Ajuste o sal e tempere com pimenta do reino. Sirva na tigela com os cubinhos de abacaxi e um fio de azeite.


Prato Principal: Salmão grelhado com batata gratinada e brócolis saute 




O chef escolheu essa receita pois é super nutritiva, além de ser elaborada com o salmão, rico em ômega 3, temos a batata doce, representando os carboidratos complexos e o brócolis fornecendo cálcio. O salmão oferece nutrientes que melhoram a circulação, diminuindo os inchaços típicos desse período.

Salmao grelhado com batata gratin e brócolis saute
 
Ingredientes

500g de batata doce (casca branca)
1L de leite integral
5 ovos
Sal
Noz Moscada
Pimenta do reino
2 folhas de louro
500 g de salmão em postas
Farinha de pão
Queijo parmesão ralado
1 maço de brócolis com folhas
2 dentes de alho
Azeite

Preparo

Cozinhe as batatas em lâminas redondas no leite com sal, noz moscada, pimenta do reino e louro, deixe al dente. Disponha camadas de batata em uma travessa, bata os ovos com metade do leite e cubra as batatas com esta mistura. Polvilhe com queijo parmesão e farinha de pão leve ao forno para assar até que gratine. Aproveite o calor do forno para assar as postas do salmão, tempere-as a gosto e disponha em uma assadeira, regue com um fio de azeite. Para os brócolis, lave e corte-os em pedaços menores. Ferva água em abundância com pouco sal, escalde os brócolis rapidamente nessa água. Em uma frigideira doure o alho e refogue brevemente o mesmo. Sirva o salmão, a batata gratinada em pedaços e os brócolis salteados.


Sobremesa: Torta de chocolate com figos 

O chef escolheu essa receita pois figos são ricos em nutrientes e, quando falamos em TPM, não podemos deixar o chocolate de fora, lembrando sempre que esse alimento deve ser consumido moderadamente. Na massa também temos a aveia, rica em magnésio.


Torta de chocolate com figos




Ingredientes para o recheio 1

15 unidades de figo fresco
30 gramas de açúcar refinado
20 mL de água

Misture a água e o açúcar e leve ao fogo médio, mexendo sempre, até que fique com consistência de calda. Corte os figos, maduros, em quatro partes e banhe nesta calda. Reserve.

Ingredientes para Massa podre de aveia

150 gramas de manteiga sem sal
100 gramas de açúcar de confeiteiro
1 pitada de sal
250 gramas de farinha de trigo
100g de aveia em flocos finos
3 gemas de ovo
30 mL de leite
 
Misture todos os ingredientes delicadamente, sem sovar, até formar uma massa homogênea. Enrole com filme plástico e deixe na geladeira por, no mínimo, 2 horas. Abra a massa com o auxilio de um rolo. Disponha sobre uma assadeira para tortas de modo que cubra o fundo e as laterais. Faça buraquinhos no fundo com o auxílio de um palito. Asse em forno médio até que doure ligeiramente. Deixe esfriar e reserve.

Ingredientes para Recheio 2

1 xícara de creme de leite fresco
200g de chocolate amargo picado grosseiramente

Como fazer

Derreta o chocolate no micro-ondas ou em banho maria. Misture o creme de leite ao chocolate derretido. Reserve.

Montagem

Disponha o recheio de chocolate sobre a massa da torta. Ambos frios. Drene os figos e disponha por cima de forma elegante. Deixe gelar. Sirva em fatias.


Bebida: Suco de melancia e morangos batidos com água de coco 

Este suco é super nutritivo e diurético. O morango entra em menor quantidade na preparação, pois sua função é acentuar o sabor da melancia que, muitas vezes, se torna levemente indigesta.
 

Quem é Victor Ortega?


  Victor Ortega é ex-aluno do Colégio Santa Amália. Formado em Gastronomia pelo Senac, no ano de 2009. 

Já trabalhou em diversas cozinhas de São Paulo, como a de um restaurante Francês, munido de muita manteiga e creme de leite, até em um restaurante Peruano, repleto de peixes frescos e pimentas ardidíssimas. 

Trabalhou como professor auxiliar no curso de Gastronomia, aprendendo e ensinando na mesma proporção, com os novos alunos da Faculdade. 

Atualmente trabalha com produção de eventos gastronômicos pela cidade de São Paulo, como o evento Chefs na Rua e a Feirinha Gastronômica, que acontece na Praça Benedito Calixto.

Defende a comida de rua e a popularização da gastronomia. Adora comer macarrão com requeijão e comida asiática. Não gosta de couve-flor e nem de pessoas que não comem sobremesa.