Você sabe mesmo tudo sobre a TPM?


TPM é a sigla que se dá a um conjunto de sintomas que determinam um período chamado de TENSÃO PRÉ-MENSTRUAL e, como o próprio termo já indica, eles acontecem alguns dias antes da menstruação e acabam com a chegada dela. 

Nesse período de TPM, as mulheres se sentem irritadiças, choram com facilidade, têm dores nas mamas, podem ficar até um pouco agressivas,  depressivas e com dores de cabeça. Porém, com a chegada da menstruação esses sintomas devem desaparecer. Se eles persistirem durante os outros dias do ciclo menstrual, suas causas devem ser melhor investigadas, pois estes sintomas também podem ser confundidos com outras doenças de caráter psiquiátrico, como uma depressão ou dor de cabeça crônica, por exemplo.




Entenda por que isso acontece

Tudo isso acontece por causa dos hormônios. O corpo da mulher, a cada mês, produz uma quantidade variada e cíclica de dois hormônios sexuais: o estrôgenio e a progesterona. Enquanto após a menstruação acontece uma produção crescente de estrogênio, a quantidade desse hormônio cai na metade do ciclo, dando início a produção de progesterona. Porém, no final do ciclo, próximo da menstruação, o nível deles cai quase a zero. 

Essa queda dos hormônios é que causa, portanto, esse impacto no humor feminino.

Vale ressaltar que essa oscilação também interfere na produção de serotonina, uma substância produzida pelas células nervosas e que interfere no humor das pessoas. Quando o nível de serotonina está alto, as pessoas ficam alegres e de bom humor. Quando o nível dessa substância cai, o que acontece também por interferência da queda dos hormônios sexuais femininos, as mulheres ficam tristes e sentem vontade de comer doces e chocolates.

Será que o que eu sinto é TPM?

Antes de tudo, você precisa conhecer o seu corpo. Toda menina, ao início do seu ciclo menstrual, deve marcar num calendário o primeiro dia da sua menstruação em meses sequentes, para saber de quantos dias é o seu ciclo. De posse dessa informação, o passo seguinte é se observar!

Ao perceber que se aproxima a fase da menstruação, observe suas oscilações de humor. Observe o que você sente. Se perceber que passa pela TPM, siga nossas dicas para minimizar os desconfortos desse período.

Porém, se esses sintomas perdurarem além do período pré-menstrual, o mais indicado é você procurar um médico ginecologista, para que ele possa diagnosticar se o seu conjunto de sintomas é apenas TPM ou alguma outra coisa que necessite de mais investigação.


Dicas: como diminuir o desconforto desse período


Diminuímos o desconforto com atitudes que minimizam os sintomas. 
Como a ansiedade é uma das principais queixas no período da TPM, é melhor que se evite o café, que é estimulante e aumenta a ansiedade.

Também é apropriado, para quem fuma, evitar ou diminuir o cigarro, pois ele aumenta a insônia. 

Quando cai a serotonina, a mulher sente compulsão por doces. Não há mulher que desconheça o desejo de comer doces nos dias que antecedem a menstruação. O açúcar libera endorfina, substância que transmite sensação de bem-estar, mas que facilita a retenção de água no organismo. Doces engordam e, ao perceber que a menstruação passou e ela não perdeu peso, a tendência é ficar deprimida. Deve-se, então, substituir o doce por um alimento adocicado que não contenha açúcar, como as frutas, por exemplo.

Com relação ao inchaço devido a retenção de líquidos, o ideal é ingerir alimentos que aumentam a diurese (eliminação de água pela urina), como chuchu, salsa, morango e melancia. Além, é claro, de diminuir bastante o sal na preparação dos alimentos.



Exercício físico ajuda?

Sim, bastante. Principalmente os aeróbicos como caminhada, esteira ou dança. 
Exercícios físicos ajudam o cérebro a produzir substâncias que causam uma sensação de bem estar. Por isso é importante a prática de exercícios físicos regularmente, não só no período da TPM, lógico.

E lembrar sempre que o autoconhecimento é a melhor estratégia para se atenuar os sintomas da TPM. Assim, você vai conseguir conviver com as diversas fases do seu ciclo menstrual de forma tranquila e sem estresse.

Lembrando, ainda, que o principal objetivo é sempre estar bem para, consequentemente, estar feliz.


Pesquisa para elaboração do post: Marcela e Samira 8ºB
Escrito por Prof. Silvia Rinaldi e Marcela Kios
Colégio Santa Amália






  



   













Nenhum comentário:

Postar um comentário