A maioria das cantinas de escola vende alimentos que, se consumidos excessivamente, são prejudiciais à saúde como: a batata frita, refrigerante, nuggets, doces, hambúrgueres, etc. E geralmente, talvez por falta de informação, não percebem que estão colaborando para a má alimentação das crianças.
O problema é que se as crianças têm uma má alimentação na infância, isso influenciará nos hábitos do futuro, diminuindo as possibilidades dessas crianças serem adultos saudáveis.
Na escola, a gente aprende a ter uma alimentação saudável, porém, normalmente, as cantinas não estimulam os estudantes com uma boa alimentação.
Normalmente, nas cantinas os alimentos saudáveis ficam no fundo e os mais aparentemente gostosos (que geralmente são salgadinhos fritos e cheios de gordura), ficam na frente. Por que será? As crianças vão para os pais, pedem dinheiro para comprar esses lanches, chegam às escolas e acabam escolhendo esse tipo de alimento, escolha essa feita, em primeiro lugar, pelo paladar, pelo gosto bom desses alimentos.
Por que as cantinas escolares não utilizam alimentos saudáveis, como frutas e “transformam” esse hábito em algo divertido e que chame a atenção das crianças? Além de serem alimentos bons para a saúde, o visual divertido incentivará as crianças a optarem por ele.
Texto produzido pelas alunas: Nathalia, Renata, Midori, Juliana, Isabela e Samira
Alunas do Colégio Santa Amália
Texto produzido pelas alunas: Nathalia, Renata, Midori, Juliana, Isabela e Samira
Alunas do Colégio Santa Amália